terça-feira, 29 de maio de 2012

De olhos bem abertos!



Hoje, o sindicato publicou em seu site que encaminhou novo pedido de reunião com a administração e que espera respostas. Caso a administração não se prontifique em aceitar essa reunião e instaurar a comissão para discussão do piso até sexta-feira (01/06), o SIMP planeja realizar nova Assembleia. Essa, se imprescindível, será realizada na quarta-feira (06/06), no Colégio Municipal Pelotense. Além disto, acompanhando a prerrogativa de necessidade, o sindicato entrará com processo no Ministério Público pelo descumprimento do acordo.

Por conseguinte, estamos em um momento de incertezas. Ainda hoje pela manhã encontrei no site da prefeitura de Pelotas uma notícia de ontem (28/05). A imagem nela contida é do prefeito, sentado com seis vereadores em uma sala de reuniões da prefeitura. Na notícia, diz que o teor da reunião seria para o prefeito agradecer "a defesa, o apoio e sustentação de sua administração, além da votação de projetos do executivo, na Câmara de Vereadores." O outro motivo seria a discussão do atual quadro político no Município.

Uma reunião de agradecimento? Posso estar enganada, mas meu medo é que entre esse quadro político do Município, tenha-se discutido assuntos pertinentes ao Plano de Carreira e ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos. A vontade do prefeito em aprovar esse plano que em nada nos beneficia é grande.



Portanto, independente de fazermos previsões, esse comunicado do SIMP veio em bom momento, pois  acredito que devemos prestar muita atenção no que pode estar ocorrendo nos bastidores da prefeitura. Como diz o ditado: "Em terra de cego quem tem um olho é rei".


domingo, 27 de maio de 2012

Primeiro as pessoas?



Ouve-se muito que o lema do PP é "Primeiro as pessoas". Plagiando uma querida amiga minha, questiono: "Tudo bem! Mas quais pessoas?". Eu não me sinto uma das contempladas. Começo a pensar que as pessoas que possuem prioridade são aquelas que não precisam da saúde pública, da educação pública e muito menos do transporte público.

Vê-se de longe, quais as prioridades desse governo e muitos ficam felizes em saber que a cidade "tem asfalto", que terá mais uma praça e que o centro terá novo calçamento. Mas creio que fica a pergunta: "É pertinente gastar grandes quantias, somente em asfalto, pavimentação e revitalização, quando pelo menos quatro outros setores (educação, saúde, segurança e transporte público) estão precisando de investimentos URGENTES?".


Postagens relacionadas:









terça-feira, 22 de maio de 2012

Em que época vivemos? Divagações sobre o descumprimento da lei do piso

Começo esse texto destacando uma palavra: SOBERANIA. O que isso representa para um país, uma nação, um povo? Bom até onde entendo seria um poder político superior a qualquer outra vontade, superior a qualquer outro poder que exista dentro de qualquer Estado.

Para darmos uma ilustração, houve uma época em que nós representaríamos a soberania através da personificação de uma pessoa, o rei. Era ele quem determinava como são e como deveriam ser as leis. Quem nunca ouviu a célebre frase do monarca absolutista Luís XIV: “L'État c'est moi”, que traduzindo para o português quer dizer “o Estado sou eu”.  Com efeito, a figura do rei era confundida com a idéia de Estado. Não ao acaso Luis XIV escolhe como o emblema de seu reinado “o sol” e assim passa a ser conhecido também como o “Rei Sol”. O astro centralizador do sistema planetário. Sua vontade era a vontade do Estado.

Entretanto, essa forma de conceber o poder político está no passado. Hoje através dos movimentos jurídicos, econômicos, filosóficos chegamos ao constitucionalismo. O rei não é mais visto como expressão do poder. Esse papel cabe agora às constituições. E são elas as representações máximas daquilo que chamamos de poder soberano. Aqui no Brasil é a nossa Constituição Federal que materializa essa nova percepção de poder político. Isso significa que será ela que normatizará nossas condutas, nos criando deveres, direitos, e através de seus mecanismos: decretos, leis e os demais aparatos que o Estado dispõe; fará cada membro ou seguimento desse país respeitá-la. Em outras palavras, o que está na constituição precisa ser obedecido, respeitado. O que consta nas leis precisa ser cumprido. Pelo menos, assim deveria ser.

Nesse contexto, me pergunto em que época nós vivemos? A do Estado Democrático de Direito, onde somos regidos por uma Constituição que reflete a soberania de nossa nação, ou num período em que a vontade do “Rei-Sol” é a vontade do Estado?

Leitura em aulas de matemática?



Percebo, frequentemente, que muitos alunos chegam à quinta série (6ºano), ainda, com diversas dificuldades de interpretação. Não somente no entendimento de textos longos, mas também de problemas e enunciados simples de questões. 

Noto, também, uma crença de que em aulas de matemática não se lê, nem se escreve, apenas aprende-se fórmulas e como aplicá-las à determinadas situações. Meus alunos, por exemplo, sempre que crio um problema que tenha mais informações, me perguntam se a aula é de Português, o que evidencia tal crença.


Por esses motivos, resolvi planejar a utilização das aulas do sábado para trabalhar com interpretação de textos e vídeos. Ao final do post mostro os vídeos que pretendo usar.


O livro que escolhi foi "O homem que calculava" de Malba Tahan, pois trás muitos problemas matemáticos de forma bastante didática e interessante. Este romance relata as proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir, mostra todas as soluções dessas proezas ao final do livro e tem uma seção, especialmente, para falar de calculistas famosos e da relação dos Árabes com a matemática.

Tanto com o livro quanto com os vídeos, pretendo trabalhar a interpretação do texto através de perguntas que tenham algum conhecimento matemático envolvido. No livro, também pedirei que os alunos façam a leitura dos capítulos e promoverei discussões sobre as soluções dadas pelo homem que calculava aos problemas que encontrou em seu caminho. 


Aqui estão alguns dos vídeos que estou selecionando:






O que você acha deste projeto? Conhece algum vídeo interessante que gostarias de compartilhar? Deixe sugestões e comentários!



domingo, 20 de maio de 2012

Como copiar as fotos do Orkut para o album do Facebook


Essa é uma dica para aqueles que se utilizam das redes sociais. Acredito que possa ser útil para alguns professores e alunos. 

Para aqueles que estão cansados do Orkut mas não sabem como copiar todas as suas fotos de uma só vez para o seu Facebook, aqui vai um método bem simples e rápido. 



Acesse o Facebook e instale o aplicativo MigraKut. Durante os passos da instalação, ele vai pedir para que você autorize o acesso aos seus dados e também vai solicitar o seu usuário e senha do Google usados para a conta do Orkut. Realizado isso, de volta ao Facebook, você entra no MigraKut e escolhe os álbuns que devem ser copiados. O processo a seguir é automático e leva poucos segundos.  Espero que tenham gostado da dica.

Vídeo 8 - Daniel Victoria

Hoje estou postando a fala do professor Daniel Victoria, ainda, da audiência pública que debateu a greve dos professores e o Piso Nacional do Magistério.



sexta-feira, 18 de maio de 2012

Podemos confiar nas notícias da mídia?


Tem momentos em que começo a acreditar que não existem mais motivos para assistir aos jornais! Este foi um desses momentos!

Assisti ao RBS Notícias, ontem a noite, e vi a notícia fatídica que me causou mais esta decepção com a falta de competência midiática. Nela, exaltava a prefeitura de Pelotas, dizendo que investe 26,96% na educação, que é mais do que manda a Lei Federal (mínimo de 25%). Também, que o prazo para fazer o pagamento do Piso Nacional dos professores era até 7 de julho, após não podendo ser instituído por causa da lei eleitoral.

Já sabia que a primeira informação estava errada no momento em que vi a reportagem, pois quem assistiu os vídeos do Ricardo Moreira, aqui no blog, sabe que o mínimo por lei municipal a ser investido na educação é 30%. Só aí, a prefeitura já possui, pelo menos, DUAS ILEGALIDADES: não cumpre a lei municipal; e não cumpre a lei federal que institui o piso mínimo dos professores (R$ 1.451,00), já que, hoje, os professores de Pelotas recebem, inclusive, menos do que o salário mínimo nacional (R$ 622,00) como piso!

Agora não sabia desta segunda informação errada que o Jornal veiculou. Acabei descobrindo-a ao ler a postagem escrita no site do SIMP. É lógico que tal informação está errada, ao dar prazo para cumprimento de uma lei. Lei cumpra-se, a todo e qualquer tempo! Logo, como não é um reajuste salarial e sim a ilegalidade de uma prefeitura, não existe esse prazo de 7 de julho.

Vamos ver qual será a próxima desculpa do prefeito para não pagar o Piso! Não adianta dizer a população que não pode pagar o piso aos professores porque não há mais prazo! Nem dizer que não há verba, já que investe menos que o mínimo que a lei manda e, também, nem os 100% do que recebe do FUNDEB (Vídeo Ricardo Moreira)! O prazo para se cumprir uma lei é: IMEDIATAMENTE!!!

Vídeo 7 - Professora Tânia Braga

Continuação dos vídeos da Audiência Pública que debateu a greve dos professores e a Lei do Piso Nacional do Magistério. Fala da professora Tânia Braga.


Postagens relacionadas:






quinta-feira, 17 de maio de 2012

Video 6 - Vereador Diarone Santos

Mais um vídeo da Audiência Pública que debateu a greve dos professores de Pelotas, o Piso Nacional do Magistério e as verbas que vêm do FUNDEB para a educação pelotense.


Postagens relacionadas:





Será que ele esqueceu? O povo não esquece!

Aproveitando que estamos próximos das eleições, eis aqui uma tirinha para relembrar a campanha eleitoral passada!
Abraço a todos!



Postagens relacionadas:







quarta-feira, 16 de maio de 2012

Decisões da Assembléia: a luta chegou ao fim?



Ocorreu, nesta manhã, a Assembléia que decidiu pelo encerramento da greve de 51 dias dos professores de Pelotas. Nessa, o SIMP trouxe a proposta que foi apontada em uma audiência na Justiça do Trabalho. O Ministério Público, através do Procurador do Trabalho Gilberto Souza dos Santos, havia convocado o SIMP e  o prefeito como última tentativa de intermediar esse conflito de forma amigável.


Os professores entenderam que a proposta apresentada trazia alguns pequenos avanços para a categoria e decidiram pelo retorno imediato  ao serviço. Apostamos no comprometimento do prefeito, perante o MP, em negociar o pagamento do piso e concluímos que deveríamos voltar para que o movimento restaurasse as energias antes da continuidade da luta. 

Ainda assim, todos os professores irão permanecer atentos ao fato de que essa mobilização não termina com o fim da greve, por vários motivos. Primeiro que não podemos perder de vista se e como essa negociação acontecerá. Segundo por que não sabemos se o Plano de Carreira que já foi rejeitado pela categoria não vai ressuscitar na Câmara de Vereadores. Como terceiro motivo, devemos acompanhar se o Regime Jurídico  não será votado sem que haja o devido estudo e aprovação dos servidores. E mais do que tudo, temos que zelar para que a Lei do Piso Nacional do Magistério seja devidamente cumprida! 


Para assegurar que isso aconteça, ficou decidido em assembléia que continuaremos mobilizados para que as coisas ocorram da melhor forma possível. Portanto, o SIMP se propôs em criar um calendário de novas movimentações a ocorrerem na Fenadoce e no aniversário da cidade, sendo uma delas já prevista para 27 de junho. Também ficou aprovado que, se em duas semanas não houver ação da prefeitura na instauração da negociação, será feita a convocação de uma nova assembléia com os professores. Além disso, todos sabemos que as mobilizações na rede irão continuar, sejam nos blogs ou no Facebook!



Abaixo, faço uma síntese do documento, com a proposição do MP, que foi lido pelo Diretor do SIMP, Tiago Botelho:

1) O município se compromete em instaurar negociação tripartite (SIMP/Legislativo/Executivo) com vistas a superar os impasses da Lei do Piso Nacional.

2) O SIMP se compromete a encaminhar, na Assembléia, o encerramento da greve, com imediata retomada das aulas e composição de um calendário escolar de recuperação dos dias paralisados.

3) O município se compromete a fazer o pagamento imediato daqueles que não receberam os seus salários e, também, de que não haverá medidas punitivas àqueles professores grevistas.

4) As partes se comprometem a desistirem das ações referentes a greve (SIMP: ação pelo pagamento dos salários cortados; Prefeito: ação pela ilegalidade da greve).




Vídeo 5 - Ricardo Moreira

O professor Ricardo Moreira, do Conselho de acompanhamento de controle social (CACS), esclareceu sobre o FUNDEB - O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. A fala do professor nos trás relevantes informações sobre como a verba do fundo é arrecadada e, posteriormente, repassada ao governo municipal. Confesso que há dados, no mínimo, alarmantes para a sociedade pelotense no que diz respeito à educação.

Essa semana, ouvi muita gente criticando os docentes por estarem em greve. Agressões por estarem, os professores, exigindo aquilo que está consolidado por lei. Para quem desconhece, digo aqui: Lei tem que ser cumprida! Não vejo nenhum cidadão comum sair impune quando essa é transgredida! Porque a lei tem que ser apenas para mim e para você? O político não precisa cumpri-la?

A mídia, muitas vezes, nos prega peças, mas cabe ao cidadão buscar filtrar aquilo que de fato é pertinente. Nesse contexto, aqui vai um material alternativo àquilo que vem sendo noticiado em jornais locais. Digamos que um outro lado da moeda. Portanto, convidamos a todos para verem como anda, um pouco, da política educacional em nosso município. Será que nossa educação está sendo levada a sério?

Tirando um pouco o foco dos professores, vamos ver como anda sendo investida essa verba da educação! Confira, pois vale muito a pena!




Nota rápida aos pais e alunos



Posteriormente, farei uma postagem mais completa falando sobre o que foi dito durante a Assembléia de hoje. Porém, acho importante, desde já, deixar os pais e alunos informados que a aulas na E.M.E.F. Dom Francisco de Campos Barreto retornam a partir de amanhã. 

Bom retorno às aulas!
Abraço a todos!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Vídeo 4 - Eulália Lemões

Mais um vídeo da Audiência Pública que aconteceu em 9 de Maio e debateu a greve dos professores de Pelotas e, também, o Piso Nacional do Magistério. Para quem não viu os anteriores, aqui estão os links para o Vídeo 1 (Tiago Botelho), Vídeo 2 (Artur Katrein) e Vídeo 3 (Marta Inchaupe).

Por que estamos em greve?

É muito fácil para várias pessoas apontarem e julgarem os motivos que levam os professores a continuar essa luta pelo Piso Nacional e pela valorização de seu trabalho. Principalmente, quando não é na vida e no bolso dessas pessoas que as coisas se refletem diretamente! Mas a greve dos professores se reflete sim na vida de todos os pelotenses, sejam pais e alunos que dependem da rede pública municipal de educação, sejam professores e, inclusive, a sociedade pelotense em geral. Essa deveria ser uma luta de todos. 

Mas por quê? Simples... pois esta luta não ocorre somente para que os professores recebam aumento em seus salários, mesmo que isto seja uma consequência. Ela surge para contrapor essa prática que virou rotina e cultura na política brasileira, que é a de não cumprir leis que asseguram direitos da população em benefício do individual. Muito se sabe, e todos afirmam, que a educação é o trampolim para o desenvolvimento econômico de uma sociedade, mas porque na hora de pôr em prática esta afirmação, todos os governantes (sejam de direita ou esquerda, de PP ou PT) não vêem a necessidade de investir na educação da população. 

O Brasil precisa que mais pessoas tenham a dignidade que esses professores estão tendo, ao lutar para mudar uma das muitas coisas que estão erradas nessa forma de governar que é praticada em nosso País, onde os políticos governam para si e não para o povo! Por conseguinte, afirmo, que essa luta também é política, pois sempre que se faz um enfrentamento de questões que se postam estagnadas na sociedade para tentar mudá-las, estamos promovendo discussões políticas, mas com certeza não é partidária, nem eleitoreira como alguns querem afirmar!


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Vídeo 3 - Marta Inchaupe

Depois das falas de Tiago Botelho e Artur Katrein, disponibilizo hoje a fala da professora Marta Inchaupe, Presidente da Associação dos Professores do Colégio Municipal Pelotense. Essa é uma continuação do debate sobre a greve dos professores e o Piso Nacional do Magistério. Peço desculpas pela demora em publicar os vídeos, mas enfrento problemas com a velocidade da internet para lançá-los no YouTube. Por esse motivo, resolvi por dividi-los em falas e postá-los gradativamente. Assim que possível, farei nova postagem. 

Abraço a todos!


domingo, 13 de maio de 2012

Vídeo 2 - Professor Artur Katrein

Após a publicação dos videos com as falas do Diretor do SIMP, Tiago Botelho, disponibilizo aqui mais algumas gravações da Audiência Pública que debateu sobre o Piso Nacional do Magistério. Essas, com as falas do representante dos professores, o professor Artur Katrein. 



sábado, 12 de maio de 2012

As viagens do Vice-Prefeito

Depois de passar 14 dias em cidades de França e Portugal, divulgando os 200 anos de Pelotas, agora foi a vez da Fenadoce. O Vice-prefeito esteve no dia 10 de Maio, em Brasília, juntamente com a Corte da Feira do Doce de Pelotas para divulgar o evento.

Eis aí um político preocupado com seus eleitores. O que você acha?


Para ver outras tirinhas clique aqui!


POSTAGENS RELACIONADAS:


Vídeos do debate sobre a greve e o piso nacional (Audiência Pública)

Atualmente, nos são ofertadas infinitas alternativas de compartilhamento de dados. Ainda, assim, podemos considerar que os grandes veículos de comunicação são os principais meios de acesso a informação, pelo menos da grande massa da população, seja por falta de acesso a outros meios, seja por comodidade. Nesse sentido, visando conceber maior espaço aos esclarecimentos pertinentes a greve providenciamos a gravação da audiência pública realizada no dia 09/05, na câmara de vereadores, e faremos sua disponibilização neste blog. 

Para os professores será uma possibilidade de rever o que foi discutido na mencionada audiência, já para a sociedade pelotense em geral acreditamos que servirá como qualificadíssima fonte de informação sobre o que está acontecendo na tão comentada greve dos professores. Fiquem desde já convidados a acompanhar os videos. Com certeza boa parte das dúvidas serão sanadas.

Em relação a disposição dos videos, consideramos importante dividi-los por fala dos debatedores. Isso foi feito para que o video não se mostrasse muito extenso dificultando o seu devido carregamento. Desse modo, serão publicados em etapas até a sua finalização. Como vocês poderão perceber as imagens e os audios, em alguns momentos, aparentam problemas, mas isso se deu devido a forma de geração de imagem e áudio do próprio canal que televisionou a audiência.

1º Video: Fala do diretor do SIMP - Tiago Botelho







Para ter uma visão geral e superficial de sobre o que tratou o debate leia a postagem "Debate sobre o Piso Nacional passará hoje na TV Câmara".

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Estátuas valem mais que a educação?



Li, ontem, uma notícia no blog do Amigos de Pelotas que me deixou muito envergonhada de ser pelotense! Neste artigo, intitulado "Prioridades essenciais do governo Fetter", afirma-se que o prefeito fará a implantação do Parque Bicentenário e o deslocamento do monumento o Sentinela Farroupilha, conhecido como o Bombeador, da frente do IFSUL para próximo a Rodoviária. Com isso a prefeitura gastaria verbas com projetos paisagístico e arquitetônico no parque e abriria licitação para a desmontagem e remontagem da estátua no local de destino.

Resumo meu pensamento nas palavras de Adeni Renato, leitor do referido blog, que escreveu esse artigo: "É impressionante o que ele desperdiça de dinheiro em ações que não acrescentam nada à cidade". Reflito sobre a situação em que o Hospital Santa Casa estava até pouco, com falta de aparelhagem e pacientes internados desde Fevereiro sem poderem se operar por esse motivo; sobre a situação dos professores, em greve para que a Lei do Piso seja cumprida e seus salários sejam pagos em conformidade com a legislação; do Pronto-socorro sempre lotado; da violência correndo solta e a sensação de insegurança que atinge a maioria da população da cidade e de tantas outras problemáticas graves que ocorrem nos diversos setores da nossa localidade.

O Sr. Prefeito nos pergunta em alguns de seus vídeos se nós sabemos refletir. Pois eu digo que sei e estou refletindo sim sobre o futuro e sobre melhorias para Pelotas, mas e ele, será que ele está refletindo???
  

Decisões da assembléia


Hoje, na assembléia que aconteceu no Colégio Municipal Pelotense, ficou decidida a manutenção da greve. O SIMP leu a proposta por escrito do Prefeito Fetter Jr., a qual, mantinha os mesmos tópicos discutidos e negados anteriormente pelos professores. Resumidamente, a proposição feita foi:

  1. Cessão imediata da greve;
  2. Organização de um calendário para recuperação dos dias parados;
  3. Pagamento pelo prefeito dos salários cortados sem descontos;
  4. Reposição inflacionária de 4,53%, a todos os servidores na data base;
  5. E a partir daí, restabelecer a discussão sobre o Piso Nacional.

Os professores entenderam que esse "pseudo diálogo" do prefeito com o SIMP ocorreu com intuito maior de mostrar a população que ele mantém tal diálogo com os grevistas, o que na realidade não é o que ocorre. E essa proposta já negada e mais uma vez imposta torna a proposição evidente.


A assembléia entende que a luta pelo Piso Nacional, que é lei e e como lei deve ser cumprido, tem que continuar. Também, que torna-se necessário a constante observância desta nova imposição com o Regime Jurídico do Servidor Público e com a ressurreição do Plano de Carreira que tenta excluir vantagens dos professores.

O novo calendário de protestos será o disposto abaixo:
  • Segunda-feira: 10h00 - Protesto em frente a Prefeitura Municipal de Pelotas, com atividades culturais e panfletagem no calçadão, onde serão coletadas assinaturas da comunidade que apoia o movimento dos professores;
  • Terça-feira: 10h00 - Carreteiro do contra-cheque zerado em frente a Prefeitura Municipal de Pelotas, com panfletagem nas paradas de ônibus.
  • Quarta-feira: 9h00 - Assembléia para debater o movimento.



quinta-feira, 10 de maio de 2012

Governo de contradições???

Na audiência de ontem, e que passou hoje na TV Câmara, nos canais 8 da Viacabo e 16 da NET, às 18h10, muitas dúvidas da comunidade foram solucionadas. Creio que a partir desse esclarecimento, muitos pais e alunos passarão a possuir novas percepções e farão novos questionamentos sobre como está se desenvolvendo este governo.

Deixo para vocês, pais e alunos, também para os professores, essa tirinha, que faz um questionamento! E a partir disso, abro aqui um espaço, para que todos possam comentar sobre a tirinha e também sobre o que acharam do debate, além das reflexões que fizeram a partir dessas informações novas que adquiriram!

Abraço a todos!   

Para ver outras tirinhas clique aqui!


TV Câmara fora do ar na Viacabo

Na Viacabo a TV Câmara está fora do ar!!! Mas podemos assistir pelo link da transmissão ao vivo! Basta entrar neste link e clicar em "TV Câmara Pelotas ao vivo".


Abraço a todos!

Debate sobre o Piso Nacional passará hoje na TV Câmara



Ontem à tarde, às 14h30, na Câmara de Vereadores daqui de Pelotas, ocorreu uma Audiência Pública, que promoveu um espaço para que os professores contrapusessem as informações disponibilizadas nas mídias pelo nosso prefeito. Estiveram presentes um representante dos professores, uma representante do Colégio Municipal Pelotense, outra do CME (Conselho Municipal da Educação) e um representante do CACS (Conselho de Acompanhamento Social das Verbas do FUNDEB), assim como o Diretor do Simp, Tiago Botelho.

Quem presidiu a audiência foi o vereador Ivan Duarte (PT). O debate esclareceu o motivo que levou os professores a entrarem nesta greve e nela permanecerem. Também foram explicitadas as respostas aos videos que o prefeito publicou no site da prefeitura e nas mídias locais, além de  divulgadas informações importantes sobre as verbas do FUNDEB, assim como as irregularidades encontradas na utilização desse fundo.

A audiência pública passará hoje às 18h10 na TV Câmara, canal 8 da Viacabo e 16 da NET. Para acessar o site da câmara e conferir a programação diária clique aqui

A audiência foi muito informativa e esclarecedora!!!

Vale a pena assistir! 







terça-feira, 8 de maio de 2012

Após corte nos salários, professores na Bahia realizam "Feira da Sobrevivência"

No dia 03/05/2012 professores da rede estadual da Bahia montaram uma espécie de feira livre, onde comercializaram frutas e verduras. A decisão contemplada em assembléia veio em resposta ao corte de salário dos professores.  O comércio foi denominado de “Feira da Sobrevivência”. O dinheiro arrecadado com as vendas será utilizado, segundo a representante da categoria Marilene Betros, na aquisição de suprimentos e pagamento de contas emergenciais dos docentes.



Reportagem completa em: http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/05/03/em-greve-professores-da-rede-estadual-da-bahia-fazem-feira-improvisada-como-forma-de-protesto.htm



E a greve continua!!!



Nessa manhã, os professores decidiram mais uma vez por manter a greve, contrariando as expectativas de alguns. A decisão foi tomada por cerca de 90% dos professores e o calendário de protestos já está marcado para o restante da semana.

Amanhã, às 14h30 haverá uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores.

Quinta-feira, ocorrerá um Bandeiraço com panfletagem na Avenida Bento Gonçalves às 17 hs.

E sexta-feira fica marcada nova Assembléia para avaliação do movimento às 14 hs.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Corte do vale-fome

Ocorreu aquilo que todos nós temíamos! O corte do ponto, com os contra-cheques "xizados" e o cartão do refeisul sem verba para matar a fome!!!

Se bem que com os R$ 120,00 que nós professores recebemos só dá mesmo é para a padaria.

Bom, como não podemos perder o humor aí vai uma tirinha sobre o nosso futuro próximo!

Para ver outras tirinhas clique aqui!



terça-feira, 1 de maio de 2012

Matemática e natureza: Sequência de Fibonacci

      É muito interessante perceber que a matemática se relaciona diretamente com a natureza. Também é surpreendente que tais informações, normalmente, não são abordadas na sala de aula!
      Tantas aplicações para a matemática, mas quando vamos para a frente do quadro só falamos de conteúdo e de fórmulas. Através das mídias de vídeo deixamos a matemática mais divertida e ativa, enquanto trazemos novos conhecimentos acerca desta ciência. Eis aqui, alguns vídeos, do YouTube, interessantes que falam sobre a matemática na natureza, sobre o número phi e sobre a Sequência de Fibonacci.




Matemática e Natureza - Sequencia de números de Fibonacci e demais leis que regem o mundo




Who is god?



Sequência de Fibonacci e Número de Ouro