segunda-feira, 22 de outubro de 2012

E a CPI em Pelotas?

Confesso que está bem difícil de obter informações sobre a CPI instaurada, no dia 19/09/12, em Pelotas. Não ficaria nem um pouco surpreso se a maioria dos pelotenses se quer saibam da existência de tal Comissão Parlamentar de Inquérito ou sobre o que ela investiga. Afinal, os veículos de massa, pouco ou nada noticiaram. Ao menos nada de relevante foi exibido na RBS ou publicado no Diário Popular. E infelizmente, esses ainda são os principais meios de comunicação, para obtenção de informes, de muitas pessoas. 

Por conseguinte, iremos expor o que sabemos até o momento sobre o respectivo assunto. Se alguém possuir novos conhecimentos, por favor, compartilhem conosco! 

O que a CPI investiga são: "as atividades do senhor Humberto Lague junto à prefeitura municipal de Pelotas, sua influência no encaminhamento ou na definição de licitações, seja como agente investido em função pública ou particular; bem como o recebimento de valores pelo prefeito municipal Adolfo Antônio Fetter Júnior e pelo vice-prefeito Fabrício Ckless Tavares da Silva, pagos pelo senhor Lague" (Jornal O Sul).

Curiosamente um desses contratos licitatórios investigados é com a empresa Delta. A prefeitura teria pago a companhia de Carlinhos Cachoeira cerca R$ 28 milhões para prestação de serviços de limpeza pública. Além desse contrato, também estão sendo analisados pela comissão, as licitações com a empresa construtora e administradora do Shopping Popular, com a empresa responsável por obras de pavimentação, entre outros.

O fato que originou as primeiras suspeitas de ilicitudes foi um famoso vídeo disponibilizado nas redes sociais. Nele, há declarações comprometedoras. O áudio atribuído ao vice-prefeito está sendo analisado por peritos. Vejam o vídeo: 


Obs.: De acordo com a matéria divulgada no site da Câmara de Vereadores de Pelotas, neste link: "O documento foi assinado pelos seguintes vereadores: Ivan Duarte, Diaroni Santos, Professor Adinho, Zequinha, Beto da Z3, Miltinho, Eduardo Macluf, Adalim Medeiros, Ademar Ornel e José Sizenando". ATENTEM QUE O CANDIDATO A PREFEITO E VEREADOR EDUARDO LEITE NÃO ASSINOU O DOCUMENTO QUE APROVAVA A INSTAURAÇÃO DA CPI. POR QUE SERÁ? 



Referências:

Diário da Manhã do dia 17 de Outubro de 2012


Artigo relacionado:
Situação ou oposição?


Um comentário:

  1. Procure pelo Google Humberto Lague que aparecerão ligações interessantes

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário ou sugestão para a Sora.