Por Gabriela Pereira
Não posso falar da eficiência de uma ferramenta
para o ensino da Matemática sem antes fazer uma utilização desta em uma
atividade real. Desta forma, antes de falar dos resultados obtidos com o uso do
WINGEOM para o ensino de Geometria, resolvi por contar um pouco sobre o
trabalho que desenvolvi. A prática foi aplicada em duas turmas de 6º ano, da
E.M.E.F. Dom Francisco de Campos Barreto, em Pelotas, nos dias 01, 06 e 08 de
Dezembro de 2011. Esses estudantes trabalharam com os conceitos de perímetro,
área e volume através do uso do software matemático WINGEOM!
O desdobramento do trabalho foi o seguinte:
- No
dia 01 os alunos se reuniram na sala de informática para uma aula
especial, com o uso do datashow, onde aprenderam a utilizar o software
matemático WINGEOM, através da resolução de um exemplo;
- Já o
dia 06 foi reservado à resolução do trabalho em sala de aula. Para isso,
eles se reuniram em grupos e fizeram os cálculos de perímetro, área e
volume, de acordo com os valores das medidas do paralelepípedo solicitado,
bem como, o desenho do sólido;
- Por
fim, no dia 08, os alunos se reuniram novamente no laboratório de
informática para pôr em prática o que aprenderam no dia 01, inserindo os
dados no programa WINGEOM.
O desenvolvimento do trabalho teve uma dinâmica
bastante interessante no sentido de que os alunos puderam se deslocar para o
laboratório "fugindo", por uns momentos, da rotina de sala de aula! Proporcionou,
também, uma diferenciação nos modos de ensinar e de aprender, com a utilização
do notebook e do datashow, para interagir de forma ativa na apresentação e no manuseio
do software. Nesta prática pude fazer um exemplo, conjuntamente com a turma. Esse
trouxe maior independência tanto na aula de aprendizagem da ferramenta, quanto
na qual o trabalho seria desenvolvido, devido ao fato de que todos os alunos
puderam acompanhar, na projeção, o passo a passo para a resolução do trabalho
ao estudar a utilização do software. Todos os alunos contaram com o apoio de
uma apostila e com o meu auxílio para a manipulação do programa e para a realização
da atividade.
O mais interessante nesta
atividade foi perceber a socialização ocorrida entre eles para a resolução do
mesmo. A turma mostrou uma ótima aceitação da prática e alguns alunos, que na
sala de aula não demonstravam grande afeição e motivação pela matemática,
tiveram um desempenho muito bom frente ao desafio proposto, tendo completado o
trabalho com rapidez e de forma correta, o que foi uma grande surpresa! A
partir de então, resolvi por colocar esta atividade nas avaliações de
Geometria, contemplando: reconhecimento e construção de paralelepípedos,
cálculo de perímetros de retângulos e quadrados, e, finalmente, cálculo de
áreas e de volumes de sólidos geométricos.
O software matemático WINGEOM é de fácil
manipulação e vem com tutoriais de ajuda em todas as ferramentas que nele
utilizamos. Ele auxilia os alunos a visualizar o tridimensional, dando opções
de rotação do sólido para que se possa observar todas as faces, arestas e
vértices. Pode ser utilizado, também, para o ensino da Geometria Plana, mesmo
que nesta atividade ele não tenha sido utilizado com esta finalidade. Ele é um
programa auto executável, não precisando de instalação e, mesmo sendo próprio
para Windows, consegui fazer a instalação no Linux (Ubuntu) usando o programa
de compatibilidade com o Windows chamado Wine. Clique aqui, para fazer o
download do tutorial de instalação do Wingeom no Ubuntu.
Recomendo a utilização do software em aulas de
Geometria por trazer maior dinamismo para a aula, ao mesmo tempo que dá uma
certa concretude a matéria. Trabalhar com tais ferramentas proporciona ao aluno
uma maior motivação para a aprendizagem, no momento em que trás uma diversidade
(e porque não um desafio?!) na sua atuação com a matemática, auxiliando também
na ordenação de seu pensamento geométrico.
Confira outras fotos da atividade clicando aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário ou sugestão para a Sora.