sexta-feira, 27 de abril de 2012

Wingeom em aulas de Matemática

Por Gabriela Pereira




      Não posso falar da eficiência de uma ferramenta para o ensino da Matemática sem antes fazer uma utilização desta em uma atividade real. Desta forma, antes de falar dos resultados obtidos com o uso do WINGEOM para o ensino de Geometria, resolvi por contar um pouco sobre o trabalho que desenvolvi. A prática foi aplicada em duas turmas de 6º ano, da E.M.E.F. Dom Francisco de Campos Barreto, em Pelotas, nos dias 01, 06 e 08 de Dezembro de 2011. Esses estudantes trabalharam com os conceitos de perímetro, área e volume através do uso do software matemático WINGEOM!

        O desdobramento do trabalho foi o seguinte:
  • No dia 01 os alunos se reuniram na sala de informática para uma aula especial, com o uso do datashow, onde aprenderam a utilizar o software matemático WINGEOM, através da resolução de um exemplo;
  • Já o dia 06 foi reservado à resolução do trabalho em sala de aula. Para isso, eles se reuniram em grupos e fizeram os cálculos de perímetro, área e volume, de acordo com os valores das medidas do paralelepípedo solicitado, bem como, o desenho do sólido;
  • Por fim, no dia 08, os alunos se reuniram novamente no laboratório de informática para pôr em prática o que aprenderam no dia 01, inserindo os dados no programa WINGEOM.
      O desenvolvimento do trabalho teve uma dinâmica bastante interessante no sentido de que os alunos puderam se deslocar para o laboratório "fugindo", por uns momentos, da rotina de sala de aula! Proporcionou, também, uma diferenciação nos modos de ensinar e de aprender, com a utilização do notebook e do datashow, para interagir de forma ativa na apresentação e no manuseio do software. Nesta prática pude fazer um exemplo, conjuntamente com a turma. Esse trouxe maior independência tanto na aula de aprendizagem da ferramenta, quanto na qual o trabalho seria desenvolvido, devido ao fato de que todos os alunos puderam acompanhar, na projeção, o passo a passo para a resolução do trabalho ao estudar a utilização do software. Todos os alunos contaram com o apoio de uma apostila e com o meu auxílio para a manipulação do programa e para a realização da atividade.

         O mais interessante nesta atividade foi perceber a socialização ocorrida entre eles para a resolução do mesmo. A turma mostrou uma ótima aceitação da prática e alguns alunos, que na sala de aula não demonstravam grande afeição e motivação pela matemática, tiveram um desempenho muito bom frente ao desafio proposto, tendo completado o trabalho com rapidez e de forma correta, o que foi uma grande surpresa! A partir de então, resolvi por colocar esta atividade nas avaliações de Geometria, contemplando: reconhecimento e construção de paralelepípedos, cálculo de perímetros de retângulos e quadrados, e, finalmente, cálculo de áreas e de volumes de sólidos geométricos.

       O software matemático WINGEOM é de fácil manipulação e vem com tutoriais de ajuda em todas as ferramentas que nele utilizamos. Ele auxilia os alunos a visualizar o tridimensional, dando opções de rotação do sólido para que se possa observar todas as faces, arestas e vértices. Pode ser utilizado, também, para o ensino da Geometria Plana, mesmo que nesta atividade ele não tenha sido utilizado com esta finalidade. Ele é um programa auto executável, não precisando de instalação e, mesmo sendo próprio para Windows, consegui fazer a instalação no Linux (Ubuntu) usando o programa de compatibilidade com o Windows chamado Wine. Clique aqui, para fazer o download do tutorial de instalação do Wingeom no Ubuntu.

      Recomendo a utilização do software em aulas de Geometria por trazer maior dinamismo para a aula, ao mesmo tempo que dá uma certa concretude a matéria. Trabalhar com tais ferramentas proporciona ao aluno uma maior motivação para a aprendizagem, no momento em que trás uma diversidade (e porque não um desafio?!) na sua atuação com a matemática, auxiliando também na ordenação de seu pensamento geométrico.

Confira outras fotos da atividade clicando aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ou sugestão para a Sora.