sábado, 28 de abril de 2012

Paper Toys: brincando com a geometria espacial


Por Gabriela Pereira




        Para aqueles que ainda não conhecem, paper toys são brinquedos de papel em formatos geométricos, que representam celebridades, animais, personagens de desenhos animados, carros, casas, barcos e os mais diversos tipos de objetos que podemos imaginar. No formato de personagens de mangá japoneses, são chamados de Pepakura e tem uma composição mais complexa para montagem.

         Esses brinquedos de papel, que aparecem espalhados na internet, dos modelos bastante simples (em formato de cubo), até os mais complexos Pepakuras (paper toys no estilo mangá), fazem a alegria da criançada e são ótimas ferramentas para o ensino da Geometria espacial.

       Aqui tenho alguns links de sites que disponibilizam Paper Toys para download gratuitamente. Para trabalhar em aula gosto muito dos toys do Cubeecraft e do Nicebunny. O primeiro, geralmente é formado ou por cubos ou paralelepípedos. O segundo é formado por formas geométricas mais variadas o que torna o estudo mais completo (com paralelepípedos, cubos, pirâmides e troncos de pirâmides). O site Makula trás alguns modelos mais complexos e diferentes e no Ravensblight encontramos modelos de Halloween, com bruxas, castelos mal assombrados e muito mais para as crianças se divertirem.

        Se você gostou da postagem ou possui alguma sugestão de atividade com Paper Toys, deixe seu comentário!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Wingeom em aulas de Matemática

Por Gabriela Pereira




      Não posso falar da eficiência de uma ferramenta para o ensino da Matemática sem antes fazer uma utilização desta em uma atividade real. Desta forma, antes de falar dos resultados obtidos com o uso do WINGEOM para o ensino de Geometria, resolvi por contar um pouco sobre o trabalho que desenvolvi. A prática foi aplicada em duas turmas de 6º ano, da E.M.E.F. Dom Francisco de Campos Barreto, em Pelotas, nos dias 01, 06 e 08 de Dezembro de 2011. Esses estudantes trabalharam com os conceitos de perímetro, área e volume através do uso do software matemático WINGEOM!

        O desdobramento do trabalho foi o seguinte:
  • No dia 01 os alunos se reuniram na sala de informática para uma aula especial, com o uso do datashow, onde aprenderam a utilizar o software matemático WINGEOM, através da resolução de um exemplo;
  • Já o dia 06 foi reservado à resolução do trabalho em sala de aula. Para isso, eles se reuniram em grupos e fizeram os cálculos de perímetro, área e volume, de acordo com os valores das medidas do paralelepípedo solicitado, bem como, o desenho do sólido;
  • Por fim, no dia 08, os alunos se reuniram novamente no laboratório de informática para pôr em prática o que aprenderam no dia 01, inserindo os dados no programa WINGEOM.
      O desenvolvimento do trabalho teve uma dinâmica bastante interessante no sentido de que os alunos puderam se deslocar para o laboratório "fugindo", por uns momentos, da rotina de sala de aula! Proporcionou, também, uma diferenciação nos modos de ensinar e de aprender, com a utilização do notebook e do datashow, para interagir de forma ativa na apresentação e no manuseio do software. Nesta prática pude fazer um exemplo, conjuntamente com a turma. Esse trouxe maior independência tanto na aula de aprendizagem da ferramenta, quanto na qual o trabalho seria desenvolvido, devido ao fato de que todos os alunos puderam acompanhar, na projeção, o passo a passo para a resolução do trabalho ao estudar a utilização do software. Todos os alunos contaram com o apoio de uma apostila e com o meu auxílio para a manipulação do programa e para a realização da atividade.

         O mais interessante nesta atividade foi perceber a socialização ocorrida entre eles para a resolução do mesmo. A turma mostrou uma ótima aceitação da prática e alguns alunos, que na sala de aula não demonstravam grande afeição e motivação pela matemática, tiveram um desempenho muito bom frente ao desafio proposto, tendo completado o trabalho com rapidez e de forma correta, o que foi uma grande surpresa! A partir de então, resolvi por colocar esta atividade nas avaliações de Geometria, contemplando: reconhecimento e construção de paralelepípedos, cálculo de perímetros de retângulos e quadrados, e, finalmente, cálculo de áreas e de volumes de sólidos geométricos.

       O software matemático WINGEOM é de fácil manipulação e vem com tutoriais de ajuda em todas as ferramentas que nele utilizamos. Ele auxilia os alunos a visualizar o tridimensional, dando opções de rotação do sólido para que se possa observar todas as faces, arestas e vértices. Pode ser utilizado, também, para o ensino da Geometria Plana, mesmo que nesta atividade ele não tenha sido utilizado com esta finalidade. Ele é um programa auto executável, não precisando de instalação e, mesmo sendo próprio para Windows, consegui fazer a instalação no Linux (Ubuntu) usando o programa de compatibilidade com o Windows chamado Wine. Clique aqui, para fazer o download do tutorial de instalação do Wingeom no Ubuntu.

      Recomendo a utilização do software em aulas de Geometria por trazer maior dinamismo para a aula, ao mesmo tempo que dá uma certa concretude a matéria. Trabalhar com tais ferramentas proporciona ao aluno uma maior motivação para a aprendizagem, no momento em que trás uma diversidade (e porque não um desafio?!) na sua atuação com a matemática, auxiliando também na ordenação de seu pensamento geométrico.

Confira outras fotos da atividade clicando aqui!